Pesquisas

As pesquisas realizadas no LABPR vem agregando estudantes de diferentes níveis (da iniciação científica ao pós-doutorado) e produzindo grande material científico, com qualidade e originalidade, sendo atualmente um dos principais centros de referência mundial na pesquisa e tratamento do Transtorno de Pânico. O grupo do LABPR tem se destacado na pesquisa com descrição de subtipos de Transtorno de Pânico, na descrição de ataques de pânico em laboratório, na avaliação fisiológica entre ataques de pânico e resposta terapêutica a medicamentos e terapia cognitivo-comportamental (TCC). Foram realizados ensaios clínicos de curta e longa duração com psicofármacos - benzodiazepínicosantidepressivosanticonvulsivantes e clonidina. Temos realizado ainda estudos sobre a associação entre doenças respiratórias, cardiovasculares, gastrointestinais e sintomas vestibulares e transtornos de ansiedade. O grupo publica regularmente os resultados de suas pesquisas em revistas científicas nacionais e internacionais.

As pesquisas do LABPR são voltadas para a hiperventilação, apneia voluntária, disfunção respiratória e fisiologia respiratória em pacientes com TP, estabelecendo uma relação mais estreita entre pânico e respiração. Os projetos de pesquisa se dividem em várias linhas de pesquisa específicas, utilizando técnicas de diagnóstico e intervenção diversas, tais como neuroimagemeletroencefalografia quantitativaestimulação magnética transcranianaavaliação neuropsicológicaavaliação fisiológicaterapia cognitivo-comportamental, psicofármacos, realidade virtual e exercício físico.

Todas as pesquisas feitas pelo LABPR passam por aprovação pelos comitês de ética em pesquisa das instituições onde essas pesquisas são realizadas. Todos os participantes de pesquisas são esclarecidos sobre possíveis riscos e benefícios por participarem nas pesquisas e assinam termos de compromisso livre e esclarecido.

Acesse aqui o Banco de Pesquisas do LABPR